Blog

Vale a pena usar câmeras convertidas?

O principal objetivo das imagens multiespectrais na agricultura é detectar variações sutis na saúde da planta antes que os sintomas visíveis apareçam. Por exemplo, um produtor pode detectar uma pequena redução no teor de clorofila de uma planta antes que as folhas comecem a ficar amarelas.

Essa detecção precoce é possível porque a quantidade de luz solar refletida em diferentes comprimentos de onda varia conforme a saúde muda. Sensores multiespectrais capturam e registram essa variação. No entanto, alguns sensores captam dados mais precisos que outros. Se um sensor mede uma região muito ampla do espectro de luz, qualquer variação sutil será perdida.

Vale a pena usar câmeras convertidas? - Blog | AgriFoto Os sensores encontrados em câmeras digitais, celulares ou filmadoras são equipados com 3 canais de detecção de cores. Estes canais são alinhados para otimizar a fotografia da faixa espectral visível (azul, verde e vermelho) e as fotos combinam com o que você está vendo com os seus olhos. A luz NIR (near infrared) é invisível ao olho humano. Mas muitos sensores são capazes de detectar luz na faixa NIR, mas este intervalo é geralmente bloqueado pelos equipamentos através de um filtro óptico, caso contrario a luz NIR afetaria suas fotos , empobrecendo a imagem. No mercado encontramos equipamentos adaptados que permitem fornecer índices de vegetação, onde a solução encontrada é retirar o filtro que está bloqueando a porção NIR, o qual é substituído por um filtro de passagem longa que permite apenas emissões de vermelho e NIR passarem. O que necessitamos é garantir o conteúdo de luz mais preciso possível .O problema das câmeras adaptadas é que as luzes incidentes acabam extrapolando as faixas do espectro (ex: a região do vermelho varia de 600nm a 700 nm) e muitas vezes uma porção de rosa extrapola os 700 nm, portanto não é verdadeiramente o vermelho, e isto reduz a precisão do seu índice NDVI. É importante saber que a vegetação é muito mais reflexiva no NIR, região esta que começa acima dos 700 nm. Havendo extrapolação do vermelho acima dos 700 nm fará com que se misture com a faixa NIR e isto corromperá os dados da medição.

Diferenças entre uma câmera RGB e uma câmera Multiespectral

VENHA PARA A AGRIFOTO

ESTÁ NA HORA DE EXTRAIR O MÁXIMO DA SUA PLANTAÇÃO

ENTRE EM CONTATO