Agricultura de precisão

O que é a Agricultura de Precisão?

A Agricultura de precisão está associada à utilização de aparelhagem de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos.

O uso de Drones na Agricultura para mapeamento das culturas tornou possível a rapidez nos diagnósticos de saúde e correção de problemas.

Nossos drones permitem gerar:

  • Mapas de índice NDVI
  • Detecção de doenças, ervas daninhas,ataques de nematóides
  • Áreas com deficiência hídrica
  • Calculo de Biomassa
  • Projetos de irrigação
  • Falhas de plantio
  • Contagem de plantas
  • Replantio
  • Conservação de solo

Enxergar além do que o olho pode ver

A câmera multiespectral é uma câmera com múltiplos sensores e filtros de alta qualidade e deste modo permite ver o que não é detectável a olho nu. Ela é muito similar a uma câmera NIR (também conhecida como Infravermelho Próximo) que permite captar imagens com ondas fora do espectro visível. A diferença é que as câmeras multiespectrais possuem mais de um sensor e cobrem um espectro maior na banda do infravermelho, permitindo ampliar a analise sobre a vegetação.

Vantagens:

  • Detecção do stress da planta
  • Combate imediato às doenças (ervas daninhas, nematóides)
  • Ganho de produtividade
  • Economia na aplicação de insumos

A tecnologia a favor da Agricultura

A Agrifoto sabe que a rapidez e agilidade nos processos da Agricultura são de extrema importância para determinar o sucesso das plantações, e com os sensores de aproximação, sistema inercial (IMU), giroscópio, acelerômetros, bússola, barômetros, câmeras de alta resolução RGB e multiespectrais, além dos sensores de posicionamento global GPS (Americano), Glonass (Russo) e o sistema de radiofreqüência de longo alcance nos Drones, é possível realizar o mapeamento de grandes áreas em tempos recordes e detectar pragas e manifestações em tempo real, permitindo a tomada de decisões imediatas.

As imagens processadas e os dados podem ser analisados no computador ou diretamente em campo através de um smartphone, notebook, ou tablet. Por serem georreferenciados é possível deslocar-se facilmente no campo até o local onde houve indicação de algum tipo de problema para averiguar imediatamente a situação.

A AgriFoto entende a necessidade da agilidade nesses processos e por isso trouxe uma solução ainda mais rápida, os equipamentos Sentera com a solução FieldAgent (Quicktile Map) permitem gerar mapas de índices NDVI e RGB em tempo real sem a necessidade de pós processamento dos dados e de comunicação com a rede internet.

NDVI: A revolução da Agricultura de Precisão

A tecnologia NDVI beira os 50 anos desde sua primeira aparição em publicações, entretanto foi agora no século XXI que, aliada a outras tecnologias, o NDVI determinou sua importância para a Agricultura e produtividade das terras, isso porque a população mundial cresce de forma exponencial e o consumo de recursos cresce na mesma forma, e é nesse meio que o NDVI se consolidou, pois para continuar crescendo é necessário produzir mais na mesma porção de terra.

NDVI: A revolução da Agricultura de Precisão | AgriFoto - Agricultura de Precisão e Cartografia

Mas afinal, o que é o NDVI?

Mas afinal, o que é o NDVI? | AgriFoto - Agricultura de Precisão e Cartografia

O Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) é uma técnica de sensoriamento remota comumente usada que identifica a vegetação e mede a saúde geral de uma planta. O NDVI tem sido o padrão para entender a saúde das plantas na indústria agrícola por muitos anos.

O NDVI é um índice que baseia-se na comparação de luz infravermelha próxima a partir das câmeras multiespectrais para medir a vida vegetal saudável em uma ampla gama de condições.

Quanto maior o valor do índice, maior o vigor da cultura. Um gradiente de cor é aplicado para tornar a imagem mais fácil de interpretar. Um gradiente comumente usado é o vermelho para o verde; vermelho sendo os valores baixos e verde sendo o alto. Normalmente, três cores são usadas para representar a saúde da vegetação.

  • Tons verdes são plantas saudáveis.
  • Tons amarelos podem identificar algum estresse.
  • Tons em vermelho identificam plantas mortas ou sem vegetação.

Como é possível a partir do índice NDVI, realizar o diagnóstico das plantações?

As plantas produzem clorofila que são pigmentos verdes e durante o processo de fotossíntese atuam como fotorreceptores (recebem, emite e refletem luz não visível a olho nu). Desta forma as plantas saudáveis são aquelas que refletem muito no espectro do infravermelho próximo, ou seja, com alto teor de clorofila.

Câmeras com filtros especiais conseguem detectar estas diferenças com precisão, que após processadas apresentam um mapa de fácil interpretação.

Como é possível a partir do índice NDVI, realizar o diagnóstico das plantações? | AgriFoto - Agricultura de Precisão e Cartografia
Câmera Sentera Inspire 2 | AgriFoto - Agricultura de Precisão e Cartografia

Camera Sentera Multispectral O melhor Sensor Multispectral NDVI do mercado

A câmera Sentera está equipada com filtros que fornecem resultados precisos na faixa vermelha (entre 575 nm e 675 nm) e todas as emissões detectadas na faixa NIR são verdadeiras (entre 830 nm e 850 nm) e isto significa que você está recebendo dados mais confiáveis e precisos, permitindo que você seja eficaz em determinar e responder ao estado geral da saúde da sua cultura, por isto seja bastante criterioso ao escolher o sensor que irá fornecer os índices de vegetação.

A análise das soluções da AgriFoto é complementada por uma equipe de agrônomos especializada que realizam a coleta de amostras e a identificação das áreas com algum tipo de problema.

O resultado de todos esses processos é a melhora na capacidade produtiva das lavrouras, economizando insumos e aumentado a lucratividade.

VENHA PARA A AGRIFOTO

ESTÁ NA HORA DE EXTRAIR O MÁXIMO DA SUA PLANTAÇÃO

ENTRE EM CONTATO